Encontro discute reorganização da Federação Litoral Sul Fluminense
A Igreja Presbiteriana Betânia, em Seropédica/RJ, sediou neste sábado,29, um encontro de 40 representantes de UPHs do Presbitério de Costa Verde e a UPH de Angra dos Reis, que faz parte do Litoral Sul Fluminense. Além do delicioso café da manhã e do saboroso almoço, com direito a churrasco, os participantes reforçaram a comunhão e permitiram a troca de experiências. Durante o encontro, foi lançado o próximo desafio: a reestruturação da Federação Litoral Sul, visando fortalecer o trabalho masculino nessa importante região do estado do Rio.
Marcaram presença o secretário de Espiritualidade da CNHP, diácono Eraldo de Souza Rosa Júnior, o presidente da Confederação de Homens Oeste do Rio de Janeiro, presbítero Antônio Rodrigues de Souza Filho; o presidente da Federação Costa Verde, presbítero Leonardo Luiz Souza; o secretário do Trabalho Masculino do Presbitério Litoral Sul, presbítero Paulo Cesar Nogueira; e o presidente da UPH da IP Betânia, presbítero Manoel Lino Francisco. Também prestigiaram o encontro os pastores Gilberto Estanech (IP Betânia e presidente do Presbitério Costa Verde) e Paulo José Pacheco (secretário do Trabalho Masculino no Presbitério Costa Verde).
O evento começou com as palavras de Antônio Rodrigues, seguido por Eraldo Júnior, que apresentou as ações da CNHP, os eventos promovidos por sua pasta e detalhes sobre o Congresso Nacional, programado para abril de 2026. Em seguida, o secretário presbiterial Paulo Cesar conduziu uma devocional baseada em Neemias 1:4, destacando a importância da reconstrução espiritual e organizacional da igreja. Já Leonardo Souza abordou o tema “Se Posicionar ou se Conformar”, com base em Romanos 12:11, incentivando os presentes a resistirem ao desânimo e se manterem firmes na fé, mesmo diante dos enormes desafios que nos é imposto pelo mundo atualmente. O encontro foi encerrado com a certeza de um dia abençoado, marcado por aprendizado, união e planejamento para os futuros passos do trabalho masculino na região.