Secretário Geral

COMPARTILHE:

01/04/2025 00:00:00 00:00:00

Sinodal de Taguatinga encerra com grande festa torneio de futsal




O terceiro mês do ano está terminando em Taguatinga (DF), trazendo no ar um cheiro de rivalidade, suor e futsal bem jogado. O 1º Campeonato de Futsal José Manoel da Conceição foi mais que um torneio; foi um épico moderno, onde os homens presbiterianos trocavam os ternos bem cortados e seus sapatos de bico fino por calções esportivos e tênis de sola fina para darem passes certeiros. E tudo começou muito antes da bola rolar.


Comissão organizadora


A decisão de realizar o campeonato nasceu lá em junho de 2023, num Congresso da Confederação Sinodal. A diretoria, percebendo que fé e futebol casam bem, criou a Secretaria de Esportes, jogando a responsabilidade nos pés do seminarista Pedro Gabriel, que assumiu o desafio em 31 de março do ano seguinte. Formou-se então a Comissão Organizadora, com nomes que pareciam uma escalação de time campeão: Marcus Viana, presidente da Sinodal; Lucas Pereira, primeiro secretário; Rodrigo Andriazzi, ex-presidente da Sinodal; e Michel Paiva, representante da 2ª IP de Águas Lindas, cidade vizinha, que fica em Goiás. Esse quinteto se tornaria a espinha dorsal da competição.



Em agosto, escolheram um nome de peso para batizar o torneio: José Manoel da Conceição, o primeiro pastor presbiteriano brasileiro ordenado pela IPB. Um nome forte, digno de estar gravado em troféu. Quando as inscrições abriram, foi um estouro: 14 equipes se qualificaram para a disputa. Doze delas, das igrejas jurisdicionadas ao Sínodo de Taguatinga, e duas vindas de sínodos vizinhos. A fórmula do campeonato era simples e brutal: dois grupos de sete equipes, todas jogando entre si. Os quatro melhores de avançavam para o mata-mata, onde qualquer erro seria fatal.



No Congresso Técnico, dia 15 de fevereiro deste ano, os organizadores detalharam a missão do campeonato: glorificar o nome do Senhor Deus, unir homens e jovens da UMP e fortalecer as UPHs. Mas, vamos falar a verdade, todos queriam mesmo era a glória esportiva, senão eterna com na Libertadores, a de levantar o troféu local.


Equipe Campeã


O pontapé inicial veio em 08 de março, na quadra coberta da 4ª IP de Taguatinga, a casa do torneio. Foi um dia de pura adrenalina, com jogos simultâneos também na "Praça do DI" e no Centro de Ensino Médio 05, também em Taguatinga. Uma maratona de futsal. Na semana seguinte, os confrontos migraram para o Colégio Presbiteriano Mackenzie de Brasília, um templo do ensino e, por que não, da bola. Lá, o diretor da instituição, Alexandre Almeida, Secretário Nacional do Trabalho da Mocidade, abriu as portas e o coração para a competição.


Vice-campeã


No dia 22 de março, também no Mackenzie, vieram as quartas de final. Foi quando a poeira começou a baixar e os times realmente fortes surgiram. O sábado seguinte, 29 de março, foi o grande dia. Mas antes da bola rolar, um momento de reflexão: o 3º Encontro dos Homens do Sínodo de Taguatinga, com uma palestra do reverendo Geazy Liscio sobre liderança na igreja. E como todo grande evento merece um banquete, Sirlei de Sousa serviu um almoço digno de campeões.

Às 14h, o apito, abriram-se as cortinas e começou o espetáculo. No final, quatro equipes escreveram seus nomes na história:

4º lugar: 2ª IP de Taguatinga
3º lugar: IP Iawé Nissi
Vice-campeã: IP Central de Águas Claras
Campeã: Cordeirinhos de Jacó (2ª IP de Águas Lindas + 3ª IP de Ceilândia)


3º colocado



Os Cordeirinhos de Jacó mostraram que, apesar do nome dócil, tinham garras afiadas. Fizeram valer cada chute, cada dividida, cada gota de suor. E ao final, ergueram a taça.

A cerimônia de premiação contou com nomes ilustres: presbíteros Marcos Rodrigues, Vice-presidente Centro Oeste, e Marcus Costa, Tesoureiro da CNHP; Rodrigo Andriazzi, ex-presidente da Sinodal, além do pastores Romildo Freitas e Jefferson Neres. Os troféus e medalhas não eram apenas símbolos, mas relíquias de um torneio que uniu igrejas, fortaleceu laços e provou, mais uma vez, que a fé e o futebol podem sim andar juntos como uma bela tabelinha.


Finalistas


Fecham-se as cortinas, março de 2025 chega ao fim e, jamais será esquecido. Os dribles, os gols, os momentos de glória e de frustração ficarão para sempre na memória dos que viveram esse campeonato. E que venham os próximos.

Deixe o seu comentário

Sede fortes e corajosos, não temais, nem vos atemorizeis diante deles, porque o Senhor, vosso Deus, é quem vai convosco; não vos deixará, nem vos desamparará.
Deuteronômio 31.6
© Copyright 2018 | Confederação Nacional de Homens Presbiterianos
Desenvolvido por NetSystem