Conferência de Avivamento celebra 120 anos da IP de Manhuaçu (MG)
Uma grande e imponente Conferência de Avivamento será um dos principais eventos de comemoração dos 120 anos de organização da Primeira Igreja Presbiteriana de Manhuaçu (IPM), cidade da Zona da Mata mineira, localizada a 270 km a Leste de Belo Horizonte.
Segundo o reverendo Anderson Sathler, pastor da igreja, o evento, que acontece de 29 de maio a 1º de junho, reunirá diversos pastores e músicos para momentos de louvor e reflexão. Entre os convidados, destacam-se os pastores Jeremias Pereira, da 8ª IP de Belo Horizonte, Roberto Brasileiro, presidente do Supremo Concílio da IPB, e o Rosther Guimarães, da IP Unida de São Paulo e atual presidente da Apecom (Agência Presbiteriana de Evangelização e Comunicação).
A programação da conferência contará com apresentações da Banda Canto Verbo, do cantor Vitor Quevedo e do Louvor Coral da IPM. Os cultos acontecem de quinta-feira a sábado, às 16h30 e 19h, e no domingo, às 9h e 19h, para que todos possam participar. O evento, destacou o pastor Anderson, "será uma oportunidade de celebrar a trajetória da IPM e fortalecer a fé da comunidade local.
A IPM foi organizada em 7 de junho de 1905, quando "se separou" da chamada "igreja-mãe", a IP de Alto Jequitibá, que havia sido organizada em março de 1902. Curiosamente, nessa época, o povoado de Alto Jequitibá, pertencia, territorialmente, ao município de Manhuaçu. Essa condição foi mantida até 1924, quando o também distrito de Manhumirim tornou-se município e incorporou Alto Jequitibá, rebatizado um ano antes como Presidente Soares. Em 1953, ocorreu a emancipação como município e em 1991 teve sua denominação toponímia (nome do lugar) alterada para a original, por meio de votação em plebiscito realizado em 1991 e confirmada em lei estadual do mesmo ano e municipal de 1993.