IX Congresso Sinodal do Maranhão em Humberto de Campos
Nos dias 18 e 19 de abril, a cidade de Humberto de Campos, localizada a 150 km de São Luís, foi palco do IX Congresso da Confederação Sinodal de Homens do Maranhão. O evento, realizado nas dependências da Igreja Presbiteriana local, reuniu expressivo número de representantes das seis federações que compõem a Sinodal, totalizando 39 delegados e 82 congressistas.
A abertura do congresso, no dia 18, foi marcada pela presença de diversas lideranças eclesiásticas, com destaque para o presidente da CNHP, presbítero Luis Augusto Gonzaga, e o vice-presidente Nordeste, presbítero Francisco Martins, e do Secretário Sinodal, pastor Leonel Araújo. O encontro também contou com a participação de seis pastores:
João de Deus Barros (IP Humberto de Campos), Josivan Alves (Congregação Presbiterial Getsêmani, em Rosário), Leonel Araújo (IP João de Deus, em São Luís), Eimar Mendonça (IP em Itapecuru Mirim), Joselias Dutra (IP Remissão em Cachoeira Grande) e João Teotonho (IP Ebenézer).
A liderança das federações que integram a Sinodal também marcou presença, com os presidentes
Johhanes Augusto Gomes (Norte do Maranhão), Nelson Choairy (São Luis), Saulo Teixeira (Ludovicense) Antônio Francisco (Central do Maranhão) Miqueias Silva (Leste do Maranhão), além do vice-presidente do Presbitério Central, Deilson Andrade. O congresso ainda registrou a participação de 30 presbíteros e 6 diáconos.
Um momento importante foi a eleição da nova diretoria da Sinodal, que ficou assim constituída:
Presidente: Adrivanderson Santos; Vice-Presidente: Schalcher Henrique; Secretário Executivo: Luis Fernando; 1º Secretário: Josevan Alves; 2º Secretário: Nelson Chuary; Tesoureiro: Samuel Brito.
O relatório da Comissão de Diplomacia ressaltou a importância do congresso como um espaço de reencontro, troca de experiências e fortalecimento de laços fraternos, indo além da análise de documentos e planejamento de metas.
A participação feminina também foi notável, com a presença de 12 irmãs e o apoio direto de 11 mulheres da SAF local, que cuidaram da alimentação, além de 5 integrantes da UPA. O congresso também acolheu 30 homens visitantes.
Em suas palavras finais, a Comissão de Diplomacia expressou a saudade e a certeza de que os congressistas se tornaram parte da vida da Sinodal, desejando a todos as mais ricas bênçãos e caminhos seguros sob a proteção divina. O IX Congresso Sinodal de UPHs do Maranhão terminou com a sensação de dever cumprido e a renovação do compromisso dos homens presbiterianos com a fé e o serviço no estado.