Congresso Sinodal Mato Grosso do Sul
O II Congresso de Homens da Sinodal Mato Grosso do Sul foi realizado no dia 28 de junho, nas dependências da 4ª IP de Campo Grande, capital do Estado. A programação teve início com um acolhedor "Café das UPHs", preparado pelos anfitriões. O café contou com uma mesa farta, composta por café, chá, chocolate quente, salada de frutas, pães, bolos e o nosso tradicional e delicioso quebra-torto.
Antes do café, o tesoureiro da Sinodal, presbítero Josué, trouxe uma edificante reflexão baseada em Josué 24:15. Em sua mensagem, convocou os homens presentes a servirem ao Senhor publicamente, juntamente com suas famílias, com a mesma dedicação e entusiasmo demonstrados por Josué ao povo de Israel. Encerramos esse momento devocional com o cântico do Hino 326 e recitação do moto oficial.
Ao todo, foram quase 30 presentes, entre delegados e visitantes. As Federações de Dourados e Pantanal enviaram suas delegações, compostas pelos seguintes irmãos: Edson, Herson, Junny, Licínio, Roberto e Vinícius (Pantanal); Alison, Eliberto, João, Sidney e Thiago (Dourados).
Também estiveram presentes os secretários do Trabalho dos presbitérios de Campo Grande e Dourados, respectivamente presbítero Luciano e pastor Melquisedeque. O pastor Edelson, da IP do Bairro Amambaí, também participou ativamente do evento.
Recebemos, ainda, observadores das UPHs das federações de Dourados, Pantanal e também da região da Federação de Campo Grande que compareceram com o propósito de aprender mais sobre o funcionamento da estrutura para, futuramente, organizarem essa Federação.
O presidente, o presbítero Evangelista, fez uma exposição sobre a importância do Trabalho Masculino, tanto na igreja local quanto nos demais níveis conciliares da IPB, destacando, inclusive, sua influência direta em nossos lares, locais de trabalho e em todas as esferas da vida.
O tesoureiro fez ainda uma breve explanação sobre a importância da contribuição da Taxa Individual (antiga per-capita), explicando o seu percurso desde a UPH local, passando pelas Federações e Confederação, até chegar à CNHP. Já o 1º Secretário, presbítero Felipe, reforçou a necessidade de organização e zelo nas nossas UPHs, para que esse compromisso reflita positivamente na igreja local, na vida pessoal de cada irmão e nos concílios da nossa denominação.
A eleição da nova diretoria para o biênio 2025-2027 foi conduzida pelo secretário sinodal, pastor Edézio, com o apoio dos colegas Melquisedeque e Edelson; além do irmão Floriano (decano da Pantanal).
Ao final, foram eleitos os seguintes irmãos:
Presidente: Presbítero Evangelista
Vice-Presidente: Presbítero Ângelo
Secretário Executivo: Diácono Marcelo Cavalcanti
1º Secretário: Presbítero Felipe Woolley
2º Secretário: Irmão Alison
Tesoureiro: Presbítero Josué
O II Congresso da Sinodal MS reafirmou que nosso chamado vai além dos muros da igreja. A comunhão, a formação espiritual e a governança transparente pavimentam o caminho para um serviço masculino vibrante, capaz de transformar famílias e comunidades. Que a nova diretoria conduza esse legado com fé, coragem e amor fraternal.