Supremo Concílio da IPB aprova divisão da região Norte do Trabalho Masculino
Divisão já está valendo e incluída no GTSI. Novo vice será eleito na CE de setembro
O plenário do Supremo Concílio da IPB aprovou, durante reunião de sua Comissão Executiva realizada em abril, na cidade de Londrina–PR, a divisão da vice-presidência da região Norte em duas áreas de atuação. A proposta visa reduzir os custos e as dificuldades de deslocamento para visitas, treinamentos e congressos.
Atualmente, a região Norte é a maior da CNHP em termos de área geográfica. Abrangendo os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, ela apresenta grandes desafios para a gestão da Nacional. A divisão, que inclusive já está incluída no GTSI, visa criar duas áreas menores, com suas próprias vice-presidências:
Região Norte I:Acre, Rondônia, Roraima e Amazonas;
Região Norte II: Amapá e Pará.
A decisão do SC manteve ainda o atual vice-presidente Norte, Moacir Heringer, agora na condição de vice-presidente Norte II(AP-PA). O vice-presidente da região Norte I (AC-RO-RR-AM) será eleito na próxima reunião executiva da CNHP, em setembro, com mandato até 2026.
Para o presidente da CNHP, Luiz Augusto Gonzaga, a proposta de divisão da região Norte da "é um reflexo do crescimento da igreja nos últimos anos. A IPB é uma grande denominação protestante, com mais de 900 mil membros. Nas últimas décadas, a igreja tem crescido significativamente na região Norte, o que tornou a gestão da região mais complexa e isso se reflete no trabalho masculino, sobretudo na questão logística."
Outro ponto positivo citado por Luiz Augusto é que divisão poderá trazer um impacto significativo na CNHP, com redução de custos e as dificuldades de deslocamento para visitas, treinamentos e congressos. Além disso, vai fortalecer a representatividade das regiões Norte I e Norte II na CNHP, com seus vice "cada vez mais perto" das sinodais e federações.
Uma questão a ser destacada é que embora pela divisão oficial do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o estado de Tocantins pertença à Região Norte, na esfera da CNHP, ele integra a Região Centro-Oeste.
Para baixar a nova versão do GTSI, com a divisão da Região Norte em Norte I e Norte II, clique aqui.