Secretário Geral

COMPARTILHE:

16/08/2024 00:00:00 00:00:00

Conheça o novo Vice-presidente Sudeste II da CNHP



Desde o dia 20 de julho, a CNHP conta com um novo vice-presidente para a região Sudeste II (RJ-ES). Após a renúncia de Fábio Rocha, a escolha recaiu sobre o até então secretário de Evangelização, o presbítero Samuel Ribeiro da Silva.

Nascido em um lar presbiteriano em 10 de novembro de 1957, em Santa Maria de Campos, distrito de Campos dos Goytacazes (RJ), Samuel é o caçula de uma família numerosa, composta por 10 irmãos: seis irmãs – Irene, Ivane, Marilene, Marly, Maria José (falecida) e Zeli – e três irmãos: Oséias, Onésimo e Enéas (falecido).

Seus pais, José Ribeiro da Silva e Maria Ribeiro da Silva, logo se mudaram para Xerém, distrito de Duque de Caxias, onde Samuel foi batizado em outubro de 1960, na Igreja Presbiteriana do bairro Mantiquira, pelo reverendo Gerson Perestrello. Durante a adolescência, professou sua fé na mesma igreja, em cerimônia conduzida pelo reverendo Edvaldo Ramos.

Desde cedo, Samuel esteve ativo na vida da igreja, integrando a Liga Juvenil, correspondente à atual UCP, e ocupando diversos cargos de liderança. Como não havia uma UPA na época, seu irmão Enéas o levava para os encontros da mocidade, o que o motivou a se envolver com a UMP, onde também desempenhou vários papéis.

Em janeiro de 1977, ao ser transferido para a Congregação de Parque Panorama, na Figueira, Duque de Caxias, continuou seu trabalho na UMP, que havia sido recentemente organizada com 54 membros, sendo a maior do Presbitério de São João de Meriti. Em outubro do mesmo ano, a congregação foi organizada como igreja, recebendo o nome de Igreja Presbiteriana Monte Horebe, da qual Samuel é membro até hoje.

Samuel contraiu matrimônio com Maria das Graças em novembro de 1985, em cerimônia realizada pelo reverendo Ademir Honorato. Em outubro de 1987, o casal foi abençoado com o nascimento de sua filha, Evelyn.

Ao completar 35 anos, em novembro de 1992, Samuel desligou-se da UMP, ingressando na UPH no ano seguinte. Em janeiro de 1995, foi eleito presbítero e ordenado no mês seguinte, em cerimônia oficiada pelo reverendo Walcyr Gonçalves.

Desde então, Samuel tem ocupado diversos cargos na UPH, incluindo a presidência da Federação Norte Caxiense e a secretaria do Trabalho Masculino na Sinodal Duque de Caxias. No âmbito da CNHP, foi secretário de Sociabilidade até 2022 e, desde janeiro deste ano, exercia o cargo de secretário de Evangelização. Além disso, Samuel tem participado ativamente do Projeto Mão na Massa, com 11 edições em seu currículo, incluindo a última, realizada em Altos, Piauí.

Consultor trabalhista
Quanto à sua formação acadêmica e profissional, Samuel é formado como Técnico em Segurança do Trabalho, tendo atuado na iniciativa privada de 1979 a 1984. Aprovado em concurso público, ingressou no Ministério do Trabalho e Emprego em 1984, atuando na fiscalização de Segurança e Saúde do Trabalhador.

Posteriormente, concluiu o curso de bacharelado em Direito pela Faculdade Brasileira de Ciências Jurídicas, embora não tenha exercido a advocacia devido às suas funções na fiscalização. Após 41 anos de carreira, sendo 35 anos no serviço público e 6 na iniciativa privada, aposentou-se e atualmente atua como consultor e auditor na área de Segurança e Saúde do Trabalhador.

Deixe o seu comentário

Sede fortes e corajosos, não temais, nem vos atemorizeis diante deles, porque o Senhor, vosso Deus, é quem vai convosco; não vos deixará, nem vos desamparará.
Deuteronômio 31.6
© Copyright 2018 | Confederação Nacional de Homens Presbiterianos
Desenvolvido por NetSystem