Colaborador

COMPARTILHE:

16/08/2024 00:00:00 00:00:00

Muro de Berlim




A Nova Jerusalém tinha grande e alta muralha, doze portas, e, junto às portas, doze anjos, e, sobre elas, nomes inscritos, que são os nomes das doze tribos dos filhos de Israel. (Apocalipse 21.12)

O Muro de Berlim era uma barreira física que separava as duas Alemanhas durante a Guerra Fria. Este muro, além de dividir a cidade de Berlim ao meio, simbolizava a divisão do mundo em dois blocos. Inciou-se sua construção na madrugada do dia 13/08/1961. Seu comprimento era de 66,5 km, com 127 redes metálicas eletrificadas, com alarmes e 255 pistas de corrida para ferozes cães de guarda.

Em 09 de novembro de 1989, multidões de alemães subiram e atravessaram o Muro, em uma atmosfera de celebração. O Muro foi derrubado pelos alemães. A queda do Muro de Berlim, abriu o caminho para a reunificação alemã, que foi formalmente celebrada em 03/10/1990.

O mundo ergue muralhas entre as pessoas, mas Jesus derruba esses muros. O mundo divide e separa as pessoas pela cor da pele, status social, econômica, cultural e religiosa. Jesus veio ao mundo para derrubar a parede da separação. Ele escolheu aqueles que todos expulsavam. Ele amou aqueles que todos repudiavam. Ele conversou com as mulheres, abençoou crianças, recebeu publicanos/pecadores. Abriu as portas às prostitutas, leprosos, mendigos, etc.

A Nova Jerusalém tem uma grande muralha. Muro significa segurança. Antigamente as casas eram sem muro, ainda hoje em algumas cidades do interior. A verdadeira segurança só encontramos em Jesus. O sábio afirmou em Provérbios 3.26 “Porque o SENHOR será a tua segurança e guardará os teus pés de serem presos”. Muro também significa separação, não no sentido de discriminação, como o muro de Berlim que separou as duas Alemanhas por muitos anos. Mas esse muro é o da separação do pecado. Na Nova Jerusalém não entra pecado, precisa ser confessado, abandonado para desfrutarmos desta cidade que abrigará todos os salvos em Cristo.

Os habitantes dessa cidade são todos os lavados e remidos no sangue do Cordeiro. De todas as tribos, línguas, povo, nações. Ao partirmos deste mundo habitaremos nela com Jesus eternamente? Onde você passará a eternidade?

Aldenir Lopes de Oliveira
Presbítero da Primeira IP de Taguatinga Norte - Brasília (DF)

Deixe o seu comentário

Sede fortes e corajosos, não temais, nem vos atemorizeis diante deles, porque o Senhor, vosso Deus, é quem vai convosco; não vos deixará, nem vos desamparará.
Deuteronômio 31.6
© Copyright 2018 | Confederação Nacional de Homens Presbiterianos
Desenvolvido por NetSystem