Emoção, louvor e adoração marcam o culto de abertura da 48ª CE
A 48ª Reunião da Comissão Executiva da Confederação Nacional de Homens Presbiterianos (CNHP) começou na noite desta quinta-feira, 19 de setembro, com um culto solene realizado no auditório do Sítio Mackenzie Cabuçu, em Guarulhos (SP). Reunidos em um ambiente de comunhão e espiritualidade, delegados-representantes de sinodais de todo o país participaram de uma cerimônia marcada por louvores e pregações inspiradoras, que abriram oficialmente os trabalhos, que se estenderão até este sábado, 21 de setembro.
O culto de abertura começou com uma saudação calorosa do presidente da CNHP, presbítero Luiz Augusto Gonzaga, que deu as boas-vindas a todos os presentes e agradeceu pela oportunidade de, após quatro anos, reunir novamente a liderança dos homens presbiterianos para este importante encontro. Em seguida, o secretário de Espiritualidade, diácono Eraldo Rosa, conduziu a liturgia.
O prelúdio musical preparou o coração dos participantes. O hino de entrada da bandeira do Brasil foi entoado com patriotismo, seguido do Hino Nacional, que ecoou pelo salão. Logo a seguir, foi cantado o Hino 279, para a entrada das bandeiras das Sinodais, que eram introduzidas de forma solene, representando a diversidade e a unidade da IPB.
[imagem1630]
A composição da Mesa foi formalizada com a presença de líderes expressivos: além do presidente Luiz Augusto, os vice-presidentes regionais e o presidente do Sínodo de São Paulo, que recepcionou os participantes com uma saudação fraterna e uma oração. O chanceler do Mackenzie e pregador da noite, reverendo Robson Granjeiro, também fez parte da Mesa e se preparava para trazer a mensagem da noite.
Antes da pregação, o Salmo 134 foi lido, seguido de uma saudação do secretário-geral da CNHP, Paulo Daflon, que destacou a importância do encontro e a responsabilidade dos homens presbiterianos na obra do Senhor. Em seguida, o presidente do Sínodo orou, intercedendo pelos líderes presentes e pelos trabalhos a serem realizados. A leitura de Colossenses 1:13-14 revisitou a mensagem de redenção e libertação, seguida por uma leitura conjunta do Salmo 100.
O louvor musical ficou por conta do secretário de Música Saulo Veras, que emocionou os presentes com os cânticos entoados. Após a leitura do Salmo 119:105, o presidente da CNHP orou mais uma vez, agradecendo pela presença de Deus naquele culto de abertura. O pregador da noite, reverendo Robson Granjeiro, trouxe uma mensagem poderosa baseada no livro de Jó, capítulo 42, versos 1 a 6, lembrando a todos da soberania de Deus.
Granjeiro enfatizou que Deus é o Todo-Poderoso, que sabe todas as coisas e que, em Sua infinita sabedoria, sustenta todas as áreas de nossas vidas. Nós, por outro lado, somos frágeis e limitados, incapazes de acertar sozinhos. A mensagem trouxe um chamado à dependência total de Deus, um convite para que vivamos confiando naquele que tudo pode, tudo sabe e tudo faz.
O culto encerrou-se com uma oração de gratidão feita por Paulo Daflon, que agradeceu pela vida dos secretários sinodais presentes e pela direção divina durante o culto. O hino da UPH foi entoado com força, seguido da oração final conduzida pelo vice-presidente da Região Centro-Oeste, e, por fim, a bênção foi ministrada pelo pregador da noite, Robson Granjeiro.
Após o culto, deu-se início à sessão preparatória da reunião, com a verificação de poderes sendo feita de maneira rápida e eficiente, graças ao uso de tecnologia de ponta que permitiu a chamada online dos delegados. Dos 83 delegados convocados, 65 estavam presentes, com apenas três ausências registradas. O bom uso da tecnologia garantiu agilidade ao processo, preparando o caminho para os dias de trabalho que se seguirão até o sábado.