Oswaldo Dalmedico é eleito Homem Presbiteriano Padrão da CNHP
Foto: Marcelo Luciano
O novo comendador Dalmédico entre os vice Sudeste I, Rewerson(e) e o presidente da CNHP, Luiz Augusto
O plenário da 48ª Reunião da CE da CNHP, realizada no Sítio Mackenzie Cabuçu, em Guarulhos (SP), escolheu nesta sexta-feira, 20 de setembro, o presbítero Oswaldo Dalmedico Junior como o mais novo Homem Presbiteriano Padrão. A reunião, que começou na quinta-feira, 20, celebrou a trajetória cristã e o compromisso de Dalmedico com a fé presbiteriana ao longo de décadas.
Nascido em Bauru, em março de 1954, Oswaldo vem de uma família cristã. Seus pais, Oswaldo e Delzira Cezaretto Dalmedico, eram membros da Congregação Cristã do Brasil. Criado em um ambiente de fé, Oswaldo sempre esteve imerso nos ensinamentos cristãos, o que moldou sua vida pessoal e profissional.
Em 1980, conheceu Eliana Furquim Favotto, sua futura esposa, criada em um lar presbiteriano de Piratininga, cidade vizinha a Bauru. O casamento aconteceu em 17 de dezembro de 1982 e juntos, construíram uma família dedicada aos princípios cristãos e, em 2024, completarão 42 anos de união, que lhe deram tem três filhos: Simone, Jônatas e Talita, todos ativos na igreja e em suas respectivas profissões.
Oswaldo Dalmedico é um homem profundamente comprometido com a fé presbiteriana. Ele começou a frequentar a Igreja Presbiteriana de Piratininga em 1985, sendo batizado e professando sua fé três anos depois, em 1988. Seu envolvimento com a igreja foi imediato e contínuo. Em 1989, foi eleito presbítero, cargo que ocuparia por décadas, além de participar ativamente na UPH desde 1988.
Na vida profissional, Dalmédico atuou por 31 anos no Banco do Brasil, começando sua carreira em São José dos Campos em 1975 e aposentando-se em 2006. Ele é formado em Ciências Físicas e Biológicas e também em Contabilidade. Mesmo após a aposentadoria, seu serviço à comunidade presbiteriana continuou de maneira intensa.
Dalmedico possui uma extensa trajetória de serviços prestados em diversas igrejas e instituições da Igreja Presbiteriana do Brasil, ocupando cargos de liderança e administração por várias décadas. Sua atuação começou na Igreja Presbiteriana de Piratininga, onde assumiu a função de tesoureiro entre os anos de 1988 e 2009. Durante esse período, também foi eleito presbítero em 1989, exercendo o cargo até 2009. Além dessas responsabilidades, ele foi superintendente da Escola Bíblica Dominical e professor, desempenhando um papel importante na educação cristã da comunidade. Também atuou como conselheiro da Mocidade por dois anos e presidiu a União Presbiteriana de Homens (UPH) por mais de 12 anos.
Posteriormente, na Igreja Presbiteriana Aliança de Bauru, Oswaldo continuou sua contribuição como presbítero eleito entre 2012 e 2015. Nesse período, assumiu novamente a função de tesoureiro nos anos de 2014 e 2015, além de ser superintendente da Escola Bíblica Dominical e professor. Em 2014 e 2015, também foi presidente da UPH nessa igreja, consolidando sua liderança no trabalho com homens presbiterianos.
Sua dedicação seguiu na Igreja Presbiteriana Redentor de Bauru, onde, em 2017, foi presidente da UPH. Desde 2019, Oswaldo exerce a presidência da UPH na Primeira Igreja Presbiteriana de Bauru, cargo que ocupa até 2024. Além disso, é relator da Comissão de Exame de Contas, posição que desempenhou nos anos de 2022, 2023 e 2024. Atualmente, está na condição de presbítero em disponibilidade nessa igreja.
No âmbito regional, Oswaldo também deixou sua marca no Presbitério de Bauru, onde atuou como tesoureiro por um total de 10 anos, embora em períodos não consecutivos. No Sínodo de Bauru, onde foi tesoureiro de 1995 a 2009, demonstrando sua habilidade e confiança na administração financeira e liderança eclesiástica.
A trajetória de Oswaldo Dalmedico Junior é marcada por um compromisso inabalável com o serviço cristão e a responsabilidade com a comunidade presbiteriana, sendo um exemplo de liderança em todas as frentes onde atuou.
A atuação de Oswaldo na Confederação Nacional de Homens Presbiterianos é notável. Ele participa desde 1998, quando começou a distribuir folhetos evangelísticos ao lado de outros irmãos. Além disso, ocupou cargos importantes na organização, como vice-presidente e tesoureiro em diferentes períodos. Atualmente, preside a Confederação Sinodal de Homens de Bauru, posição que exerce há 23 anos.
Oswaldo Dalmedico Junior teve uma participação ativa em diversos congressos nacionais da CNHP, contribuindo para o fortalecimento e expansão do trabalho presbiteriano no Brasil. Ele esteve presente em cinco edições consecutiva: 2002, Guarapari, 2006, Aracruz; 2010, São João da Barra; 2014, Aracruz; 2018 e 2022, Guarapari, contribuindo com sua experiência e liderança, tendo sido eleito vice-presidente Sudeste em 2008 e tesoureiro em 2010 e 2014. Esses congressos foram marcos importantes na trajetória de Dalmedico, proporcionando-lhe momentos de aprendizado, comunhão e liderança, sempre buscando o crescimento espiritual e a expansão do evangelho entre os homens presbiterianos do Brasil.
Ao ser eleito como Homem Presbiteriano Padrão 2024, Oswaldo Dalmedico Junior se junta a uma lista de líderes que dedicaram suas vidas ao serviço cristão. “Minha família é o bem maior que o Senhor Jesus me deu, todos conhecedores da Palavra de Deus e batizados em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo”, declarou com gratidão.
Essa nova responsabilidade é mais um capítulo na longa trajetória de dedicação e serviço à igreja e à sua comunidade. Sua eleição é um reconhecimento de anos de trabalho fiel, tanto na esfera familiar quanto na comunitária e profissional. Oswaldo Dalmedico Junior representa o exemplo de um líder cristão que segue firme na sua fé e compromisso com o evangelho.
Dalmédico, esposa e filhos