Como foi o XV CONGRESSO NACIONAL DE HOMENS PRESBITERIANOS
A eleição da nova diretoria da CNHP para o quadriênio 2022-2026 foi a principal decisão tomada pelos quase 400 delegados presentes ao XV Congresso Nacional de Homens Presbiterianos, realizado entre os dias 22 e 25 de setembro, no Sesc/Guarapari (ES). Foram três dias de muito trabalho das comissões e no plenário, além dos cultos de louvor a Deus, que eram realizados todas as noites. Para nossa alegria e satisfação, foram mais de 500 inscritos, entre delegados e visitantes, muitos deles familiares como esposas, filhos e netos, que prestigiaram o tradicional "Congresso da Família Presbiteriana".
Nos honraram com suas presenças autoridades como a secretária Nacional do Trabalho das SAFs, Heloísa Helena, além da segunda secretária da Diretoria, Célia Concessa Montemor, que é do Espírito Santo, reverendo Marcos Antônio Serjo da Costa, vice-presidente do Supremo Concílio da IPB e pastor da IP de Cuiabá (MT), pregador convidado para o culto de abertura; presbítero José Alfredo, tesoureiro do Supremo Concílio da IPB; reverendo Jailto Lima do Nascimento; presidente do Sínodo Central Espiritossantense e pastor da Primeira IP de Vitória (ES); pregador da segunda noite, reverendo Heron Friaça; presidente do Presbitério Sul Litorâneo e pastor da Primeira IP de Guarapari; presbítero Edmar Pereira Júnior, presidente da CSHP/Central Espiritossantense; reverendo Eliobergues Eler; secretário Sinodal da CHP/Central Espiritossantense e o reverendo Juarez Marcondes Filho, vice-presidente do Supremo Concílio da IPB e pastor da IP de Curitiba (PR), que pregou no encerramento e, junto com o tesoureiro da IPB, empossou a diretoria eleita. Ah! Não podemos deixar de registrar a ilustre presença do comendador Haroldo Peyneau, que visitou o congresso no sábado. Ele recebeu o carinho de toda a diretoria e dos delegados presentes, que conversavam com ele, davam-lhe abraços calorosos e faziam muitas fotos e selfies.
Já na madrugada de domingo, as primeiras delegações começaram a se despedir e voltar para seus estados e assim foi durante todo o dia, com alguns delegados retornando apenas na noite do dia 25. O que fica deste XV Congresso é a lembrança do texto de 1º Samuel 7:12 - Ebenézer: até aqui nos ajudou o Senhor.
A diretoria eleita ficou assim:
Presidente: Luiz Augusto Gonzaga (SP).
Vice-Presidente Norte: Moacir de Freitas Heringer (PA).
Vice-Presidente Sul: Edson Oliveira dos Anjos (PR).
Vice-Presidente Centro-Oeste: Marco Rodrigues de Sousa (DF).
Vice-Presidente Nordeste: Francisco Martins da Silva (CE)
Vice-presidente Sudeste I: Rewerson Fugikawa de Salles (SP).
Vice-Presidente Sudeste II: Fábio Lima Rocha (RJ).
Secretário Executivo: Luiz Vinícius de Oliveira Arnoni (PR).
Primeiro Secretário: Marcelo Luciano da Costa Santos (MG).
Segundo Secretário: Regimar Macedo dos Santos (BA).
Tesoureiro: Marcus José Gomes (GO).
Rev. Juarez Marcondes empossando a nova diretoria eleita