Secretário Geral

COMPARTILHE:

30/10/2024 00:00:00 00:00:00

Homens gaúchos promovem encontro de valor



O sol já brilhava sobre o Sítio Trôade, em Morungava, Gravataí–RS, no dia 26 de outubro. Era manhã de sábado e homens de várias cidades gaúchas chegavam animados para o Encontro Homens de Valor. O lugar, pertencente ao senhor Daniel Galdino, da IP de Canoas, logo se encheu de vozes, abraços e muita expectativa. Ali, em meio ao verde, a união parecia natural, uma extensão da comunhão que vinham buscar — e oferecer — mutualmente, não só em palavras, mas em presença. O local, de fato, parecia pequeno diante da grandeza da ocasião.



A abertura foi realizada pelo pastor Daniel Alves da Costa, que saudou os presentes com um caloroso desejo de boas-vindas. O reverendo fez questão de valorizar o trabalho de cada envolvido e prestou especial homenagem aos palestrantes do dia: presbíteros Luiz Augusto Gonzaga, e Edson Oliveira dos Anjos, presidente e vice-presidente sul da CNHP. Em um gesto simbólico, Daniel Alves ofereceu a cada participante uma Bíblia Sagrada com a Caminhada Bíblica, obra de sua autoria voltada à missão no Rio Grande do Sul, marcando um início cheio de significado antes de partir rumo a Curitiba para dar continuidade ao trabalho missionário.




Quem tomou a palavra em seguida foi o presidente da UPH local, Edmilson Douglas, que é diácono. Em tom sereno, ele iniciou a reunião com música e oração, criando um ambiente propício para o ensinamento que se seguiria. O presidente Luiz Augusto então apresentou o tema do quadriênio, direcionando a reflexão para a masculinidade bíblica e lançando o desafio: "Como você quer terminar sua carreira cristã?" Com base em Josué 14:6-15, ele propôs uma profunda introspecção sobre a jornada de fé. No fim, a palavra foi aberta para um debate acalorado, onde todos tiveram a oportunidade de compartilhar seus pontos de vista, encerrando a manhã com o coração fortalecido e a mente alerta.




O almoço trouxe um saboroso churrasco gaúcho, em uma pausa que era ao mesmo tempo social e espiritual. A tarde se iniciou com a palavra do vice-presidente sul Edson Oliveira, que trouxe uma reflexão a partir do livro de Jó. Ele relembrou esta figura emblemática da história bíblica que segundo estudiosos, viveu em um período semelhante ao dos patriarcas, como Abraão, Isaque e Jacó, por volta de 2 mil antes de Cristo. Destacou que ele é um exemplo de integridade, força e sabedoria ao enfrentar o sofrimento. Era como se cada ensinamento ali transmitido ecoasse na vida dos ouvintes e, que, tal como Jó, também buscava sabedoria e firmeza para lidar com os desafios da vida.




Com serenidade, Edson explicou as quatro faces do Deus de Jó: Aquele que dá, que tira, que preserva e que restaura. "Tudo o que possuímos é dádiva divina", enfatizou, apontando que Jó compreendia a transitoriedade dos bens e da vida. Ao final do dia, o espírito de união e fé foi renovado, e os homens ali presentes saíram com um firme propósito: levar a força da palavra e o exemplo de Jó para suas próprias jornadas, certos de que, no caminho da integridade e temor a Deus, reside a verdadeira sabedoria.


Deixe o seu comentário

Sede fortes e corajosos, não temais, nem vos atemorizeis diante deles, porque o Senhor, vosso Deus, é quem vai convosco; não vos deixará, nem vos desamparará.
Deuteronômio 31.6
© Copyright 2018 | Confederação Nacional de Homens Presbiterianos
Desenvolvido por NetSystem