Um Legado de Memórias: A Família Peyneau e o Jubileu da CNHP
Por Luiz Augusto Gonzaga e Edson dos Anjos
Enviados especiais ao Espírito Santo
Em viagem à Vitória (ES), eu, Luiz Augusto Gonzaga e Edson dos Anjos, presbíteros regentes da IPB e, presidente e vice Sul da CNHP, visitamos a família do ex-secretário geral do Trabalho Masculino da IPB, o presbítero e comendador Haroldo Peyneau, falecido em novembro de 2023. A missão fez parte de uma das ações da Comissão Especial que organiza as comemorações do 60 anos da CNHP, em 2026. O outro membro da comitiva, o secretário da CNHP Marcelo Luciano, também estaria presente, mas infelizmente, compromissos profissionais o impediram de integrar a comitiva.
O encontro, acabou por se revelar um mergulho na história da CNHP. Fomos recebidos com a calorosa hospitalidade dos familiares do comendador Peyneau: Alzier, Luciano, Maisa, Ana Beatriz, Luís Felipe, Richardson, Letícia, Guilherme, Maria Eduarda, Leônidas, Giovana, Thiago, Nathalia e Matheus.
Um delicioso café da manhã nos foi oferecido, um prelúdio para as conversas que se seguiram. Expressamos nossa gratidão pelo legado do comendador Haroldo, e a família retribuiu com alegria, abrindo as portas de seu lar e de sua história.
A família Peyneau não apenas nos recebeu de braços abertos, mas também manifestou o desejo de contribuir para a história dos 60 anos da CNHP. Com generosidade, ofereceram todo o material disponível, autorizando a publicação e doação do acervo para os arquivos da instituição.
Em seguida, fomos conduzidos a uma verdadeira expedição pelo apartamento do Presbítero Haroldo. Registros escritos, manuscritos, fotografias, materiais audiovisuais e eletrônicos: um tesouro de memórias à nossa disposição.
A busca continuou, e no notebook de um dos filhos, encontramos um vasto acervo de fotos, que serão disponibilizadas no Google Drive. Uma mina de ouro para nossas pesquisas e futuras publicações.
Diante de tudo o que vimos e apreciamos, a Comissão seguirá explorando este rico acervo. Acreditamos que ainda há muitos dados a serem descobertos, que enriquecerão a matéria sobre o Jubileu de Diamante da CNHP.
Com o coração transbordando gratidão, a Comissão Especial e a Diretoria da CNHP expressam seu profundo apreço à família Peyneau. A generosidade em compartilhar este valioso acervo é um presente inestimável para a história da nossa instituição. Acreditamos que este material enriquecerá a celebração do Jubileu de Diamante, perpetuando a memória do comendador Haroldo. Que a alegria e a bênção divina recaiam sobre cada membro desta família.