O Projeto “capacitAção” consiste de uma parceria entre a Comissão Nacional de Homens Presbiterianos (CNHP) e o Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ) em prol de um desempenho mais eficiente dos servos de Deus comprometidos com o avanço do Reino. Este projeto implica no esforço mútuo para que “o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra” (2Tm 3.17).
Integrar esforços a fim de que o Tema do Quadriênio da CNHP (2010-2014) seja cumprido com excelência, ou seja, “homens comprometidos integralmente”. Alcançar a edificação e o crescimento das UPHs a fim de que o trabalho masculino na igreja local avance de forma dinâmica e constante. Qualificar a atuação do homem presbiteriano a fim de que a mesma se torne referencial para outros, especialmente os jovens. Vislumbrar novas estratégias biblicamente fundamentadas em prol da edificação mútua do Corpo de Cristo (Ef 4.15-16).
Como já pode ser observado, este Projeto possui imensos benefícios para a Igreja, em geral, e os participantes do mesmo, em particular. No entanto, dois grupos podem ser imediatamente beneficiados por meio desta parceria. Em primeiro lugar, aqueles que já se encontram ativamente comprometidos com o serviço do Reino mediante a participação em UPHs locais e nas igrejas locais, mas que desejam uma melhor capacitação para o desempenho da obra que praticam (capacitar “em Ação”). Em segundo lugar, aqueles que desejam atuar mais ativamente na obra do Senhor e que não se sentem habilitados para tal (capacitar “para Ação”). Ambos os grupos podem ser fontes de motivação e incentivo para os demais membros das igrejas locais e de outras confederações nacionais.
Considerando o objetivo do Programa capacitAção, bem como as oportunidades para o trabalho masculino encontradas na igreja local, este projeto enfoca três áreas específicas. Certamente outras áreas exigirão a atenção no futuro, mas no início os cursos a serem ministrados são:
a) O exercício da diaconia
b) O conceito bíblico de pastoreio
c) Discipulando os líderes da próxima geração
a) Evangelismo pessoal
b) Evangelização por meio de pequenos grupos (famílias, empresas, etc.)
c) Estratégias para evangelização no contexto urbano